"MEMENTO, HOMO, QUIS PULUIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS."


"Lembra-te, ó homem, de que és pó e ao pó has de voltar."


TEMÁTICA

Espaço destinado a apresentação da arte tumular e histórica contidas no Cemitério São Paulo, sem qualquer conotação religiosa doutrinária.

ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de artistas famosos. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história. Este espaço destacará as obras contidas nos cemitério São Paulo, que abrigam uma infinidade de esculturas e obras arquitetônicas, que sem sombras de dúvidas, representam um museu a céu aberto, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério , a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.

MÚSICA SITE

2 de dez. de 2013

JORGE CHAMMAS ' Família - Arte Tumular - 33 - Cemitério São Paulo, S.Paulo


ARTE TUMULAR
Complexo escultórico  em granito e estatuário de bronze, disposto no sentido retangular com a entrada tumular lateral. Na parte frontal (lado maior da construção  retangular), uma base tumular retangular de formato reto, deitado encontra-se a escultura em bronze do Cristo morto, amparado por três esculturas  envolvendo-o, sendo que uma delas , a mãe, abraça a sua cabeça , enquanto as outras choram representando muita dor pelo momento. O artista representou uma pietà  estilizada.Na parte central, em pé, a escultura de outra figura vestindo uma túnica, com a cabeça baixa voltada para o morto. Atras desse monumento, erguem-se três arcos com as suas respectivas colunas., sendo que o da direita apresenta no seu interior um relevo em bronze representando a crucificação e remoção da cruz. Do lado esquerdo, da mesma forma, apresenta um relevo representando a ressurreição
Local: Cemitério São Paulo, S.Paulo
Foto: L.S.Macedo
Link da foto: http://www.panoramio.com/photo/81516174
Descrição tumular: Helio Rubiales
PERSONAGEM
Família Jorge Chammas

Um comentário:

Sara disse...

Eu realmente não agradar ao cemitério realmente por isso que eu sempre tento viver longe deles, mas às vezes parte histórica da cidade que eu acho que você deve apartamentos para alugar por temporada em Buenos Aires longe do.