"MEMENTO, HOMO, QUIS PULUIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS."


"Lembra-te, ó homem, de que és pó e ao pó has de voltar."


TEMÁTICA

Espaço destinado a apresentação da arte tumular e histórica contidas no Cemitério São Paulo, sem qualquer conotação religiosa doutrinária.

ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de artistas famosos. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história. Este espaço destacará as obras contidas nos cemitério São Paulo, que abrigam uma infinidade de esculturas e obras arquitetônicas, que sem sombras de dúvidas, representam um museu a céu aberto, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério , a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.

MÚSICA SITE

6 de nov de 2013

PEDRO OLIVEIRA FREIRE ' Família - Arte Tumular - 023 - Cemitério São Paulo, S.Paulo


ARTE TUMULAR
Base tumular em granito escuro polido com um tampo central e porta e entrada para o túmulo e base larais inclinadas. Na cabeceira tumular ergue-se uma construção em granito (lápide) com a placa em bronze do nome da família. Na frente dessa base ergue-se uma escultura em mámore branco de um anjinho alado, fazxendo reverencia e olhando para o túmulo.
Local: Cemitério   São Paulo, S.Paulo
Fotografo L.S.Macedo
Link da foto: http://www.panoramio.com/photo/81517251
Descrição tumular: Helio Rubiales

PERSONAGEM
Família Pedro Oliveira Freire

Nenhum comentário: