"MEMENTO, HOMO, QUIS PULUIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS."


"Lembra-te, ó homem, de que és pó e ao pó has de voltar."


TEMÁTICA

Espaço destinado a apresentação da arte tumular e histórica contidas no Cemitério São Paulo, sem qualquer conotação religiosa doutrinária.

ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de artistas famosos. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história. Este espaço destacará as obras contidas nos cemitério São Paulo, que abrigam uma infinidade de esculturas e obras arquitetônicas, que sem sombras de dúvidas, representam um museu a céu aberto, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério , a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.

MÚSICA SITE

27 de mar de 2010

VARAM KEUTENEDJIAN - Arte Tumular - 09 - Cemitério São Paulo, São Paulo






ARTE TUMULAR
Magnífico mausoléu  revestido com placas de mármore e estatuário em bronze. Construção em formato de capela em linhas retas com a cobertura em formato de templo romano com uma cruz latina no alto.. A parte lateral tem uma porta em bronze reticulado, encimada por uma saliência formando o portal, com o nome da família gravado. Na parte frontal do mausoléu destaca-se o estatuário em relevo de bronze em cinco níveis, sendo que em cada nível apresentam-se duas representações distintas, com motivos representando a família.
AUTOR DAS ESCULTURAS
Galileo Emendabili (Ancona, Itália, 1898 + São Paulo, 1974)
Escultor, pintor de afrescos e arquiteto italiano, radicado no Brasil, especialmente na cidade de São Paulo. Discípulo, em Roma, de Arturo Dazzi, escultor de nomeada internacional. Recebeu influência de Ivan Mestrovic, notável escultor iugoslavo.
Autor do Mausoléu do Soldado Constitucionalista, no Ibirapuera, do Monumento a Ramos de Azevedo, na Cidade Universitária e da Igreja de Nossa Senhora da Paz (1940 à 1948) onde trabalhou na parte escultórica e arquitetônica. Fez várias esculturas no cemitério da Consolação. Assinava G. Emendabili, G. EMENDABILI e GALILEO EMENDABILI.
Fotos: commons.wikipedia.org
Descrição Tumular:HRubiales

PERSONAGEM
Varam Keutenedjian e de Claudina Keutenedjian, industriais de origem armênia.

Um comentário:

ASSO ASSOCIACIONISMO NACIONAL DE AJUDA disse...

Dr. Ubirajara Keutenedjian - que Deus o tenha em Seu manto Felicidade!Djaniro Souza - jusdja@hotmail.com