"MEMENTO, HOMO, QUIS PULUIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS."


"Lembra-te, ó homem, de que és pó e ao pó has de voltar."


TEMÁTICA

Espaço destinado a apresentação da arte tumular e histórica contidas no Cemitério São Paulo, sem qualquer conotação religiosa doutrinária.

ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de artistas famosos. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história. Este espaço destacará as obras contidas nos cemitério São Paulo, que abrigam uma infinidade de esculturas e obras arquitetônicas, que sem sombras de dúvidas, representam um museu a céu aberto, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério , a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.

MÚSICA SITE

2 de nov. de 2013

SANSONE ' Família - Arte Tumular - 017 - Cemitério S.Paulo


ARTE TUMULAR
Base tumular retangular em granito negro polido em dois níveis. Na parte superior destaca-se uma escultura em bronze de uma figura feminina coberta por uma fina tunica, segurando em seus braços uma criança morta, mantendo o estilo de uma pieà.Na cabeceira tumular um escultura de Jesus com as mãos erguidas em forma de benção, com a cabeça ligeiramente curvada para frente como se olhasse para a mãe com a criança. Na entrada tumular, gravado no granito o nome da familia. 
Local: Cemitério São Paulo, São Paulo
Foto: L.S.Macedo
Link da foto: http://www.panoramio.com/photo/81516238
Descrição tumular: Helio Rubiales

PERSONAGEM
Família N.Sansone

Um comentário:

Unknown disse...

Belíssima arte tumular.

NICOLA SANSONE, italiano, foi meu bisavô, pai de minha avó paterna, AIDA SANSONE RODRIGUES, brasileira. NICOLA SANSONE foi de fundamental importância para a formação e educação de meu pai OSWALDO SANSONE RODRIGUES, 85 anos de idade, cujo pai, FRANCISCO BRUNO RODRIGUES, português, faleceu prematuramente.

RENATO SANSONE RODRIGUES sansone.renato@gmail.com