"MEMENTO, HOMO, QUIS PULUIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS."


"Lembra-te, ó homem, de que és pó e ao pó has de voltar."


TEMÁTICA

Espaço destinado a apresentação da arte tumular e histórica contidas no Cemitério São Paulo, sem qualquer conotação religiosa doutrinária.

ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de artistas famosos. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história. Este espaço destacará as obras contidas nos cemitério São Paulo, que abrigam uma infinidade de esculturas e obras arquitetônicas, que sem sombras de dúvidas, representam um museu a céu aberto, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério , a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.

MÚSICA SITE

6 de abr. de 2010

SAADE ' Família - Arte Tumular - 14 - Cemitério São Paulo, S.Paulo

ARTE TUMULAR
Base tumular em granito marrom em linhas reta. Na parte frontal, em letras de bronze o nome da familia e a porta em bronze com alegorias religiosa que dá acesso ao túmulo. Na parte frontal em cada canto um vaso vazio em bronze, tendo como significado a separação da alma do corpo. Na cabeceira tumular (lápide) do lado esquerdo (direito da foto) um grande anjo de bronze alado, com uma das mãos sobre a placa de bronze, representando a anunciação. Do lado oposto, uma figura feminina (anjo) coberta por um manto, consola um jovem para a passagem pelo porta. 
Foto:bbILLT
Descrição Tumular: HRubiales
PERSONAGEM
Família Saade
14

Um comentário:

Heitor Amílcar disse...

Parabéns, Rubiares, por este trabalho tão sério e muito bem apresentado!
Aproveito para repassar uma informação que pode ser do seu interesse e dos segui-dores do blog: o concurso de textos promovido pela Biblioteca Pública Municipal de Piracicaba/SP, tendo a arte cemiterial como temática. Trata-se de iniciativa bem interessante, também por dar eco a uma temática que ainda sofre preconceitos!
Tanto que nós da Jacintha Editores , apoiadores de eventos culturais na cidade e região, demos espaço a tal evento no blog da editora, com a matéria “Cemitério: cul-tura, história e arte”, justamente o nome do concurso.
Convido-a a visitar nosso blog (http://jacinthaeditores.blogspot.com), e mesmo a repassar a seus seguidores e amigos tal endereço eletrônico, de modo a estarmos, também por essa via, ampliando a visibilidade do evento e sua temática.
Grande abraço.
Heitor Amílcar