"MEMENTO, HOMO, QUIS PULUIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS."


"Lembra-te, ó homem, de que és pó e ao pó has de voltar."


TEMÁTICA

Espaço destinado a apresentação da arte tumular e histórica contidas no Cemitério São Paulo, sem qualquer conotação religiosa doutrinária.

ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de artistas famosos. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história. Este espaço destacará as obras contidas nos cemitério São Paulo, que abrigam uma infinidade de esculturas e obras arquitetônicas, que sem sombras de dúvidas, representam um museu a céu aberto, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério , a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.

MÚSICA SITE

15 de dez. de 2009

JOSÉ GIORGI - Obra: Cristo caido sob cruz-Arte Tumular- 08 -Cemitério São Paulo, S.Paulo


ARTE TUMULAR
Magnífico conjunto escultórico em granito polido cinza e negro e estatuário em bronze. Ocupando dois terrenos, com a particularidade de parecerem túmulos separados, é composto em dois módulos. O da esquerda, sobre uma base de granito reto ergue-se outra base ascendente, sustentando o estatuário representando Cristo caído sob a cruz na 4ª Estação da Via Sacra, quando é auxiliado por Simão Cirineu, é quem aparece tentando levantar a cruz. Enquanto, alegoricamente as santas mulheres tentam ajudar. .

Fotos: commons.wikipedia.org
Descrição tumular:HRubiales
PERSONAGEM
Comendador José Giorgi ( 13 de Dezembro de 1866 ,Luca, Itália – São Paulo, 17 de agosto de 1936), fazendeiro e empresário.
Morreu aos 70 anos de idade.
BIOGRAFIA
José Giorgi, imigrante italiano, não fugiu à tradição de sua gente aventureira, emigrante e expansionista como também eram os antigos Florentinos. No Brasil dedicou-se inicialmente à construções de ferrovias . Em 1890 construiu o trecho da estrada de ferro Sorocabana de Botucatú à Avaré. Mais tarde levaria a mesma de Assis até Presidente Epitácio. Depois construiu vários outros trechos como no Estado do Espírito Santo. Em São Paulo podemos citar as principais ferrovias : de Mairinque a Santos, Boituva a Porto Feliz, 400 km entre Salto Grande a Porto Epitácio e outras.
Também se dedicou à outras ousadas realizações tão importante para o desenvolvimento da região Sorocabana . Foi fundador da Empresa de Eletricidade Sul Paulista e a Vale do Paranapanema que forneciam eletricidade para as cidades de Itapetininga, São Miguel, Salto Grande, Rancharia, Maracaí, Tupã, Rinópolis, etc.
Seus feitos não param por aí, foi ainda fundador de várias outras fazendas no Estado de São Paulo.
O Comendador José Giorgi teve grande participação, primeiro na construção da estrada de ferro, depois o plantio de café , algodão e finalmente a cana-de-açúcar tão importante para o desenvolvimento de Quatá.
MORTE
Morreu em São Paulo
Fonte: www.quata.com.br
Formatação e pesquisa:HRubiales

Nenhum comentário: