"MEMENTO, HOMO, QUIS PULUIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS."


"Lembra-te, ó homem, de que és pó e ao pó has de voltar."


TEMÁTICA

Espaço destinado a apresentação da arte tumular e histórica contidas no Cemitério São Paulo, sem qualquer conotação religiosa doutrinária.

ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de artistas famosos. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história. Este espaço destacará as obras contidas nos cemitério São Paulo, que abrigam uma infinidade de esculturas e obras arquitetônicas, que sem sombras de dúvidas, representam um museu a céu aberto, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério , a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.

MÚSICA SITE

28 de mar. de 2010

SCARPA ' Família - Arte Tumular - 11 - Cemitério São Paulo, São Paulo




ARTE TUMULAR
Complexo tumular em granito e estatuário em bronze. Formado por quatro colunas em linha reta de granito natural, sendo duas anteriores e outras duas posteriores interligadas. As duas anteriores estão ligadas poor uma cruz latina, também em granito. Cada coluna mentem um relevo em bronze com alegorias referidas a familia. Sobre a base tumular central destaca-se uma escultura em bronze de uma figura feminina totalmente coberta por um fino veu, representando o luto. Na parte central inferior um portal dá acesso ao túmulo.
Fotos:commons.wikipedia.org
Descrição Tumular: HRubiales 
PERSONAGEM
Familia Scarpa
011

Nenhum comentário: